Marketing Digital & Video

Marketing Digital - Blog

Web Sites
SEO
Redes Sociais
Produção de Vídeo

Web Sites - SEO - Gestão de Redes Sociais - Produção de Vídeo

Ter uma página no facebook ou estar no facebook?

Numa vertente empresarial ou de negócio, hoje, não estar no facebook é estagnar o crescimento e o sucesso de uma presença online. Em Portugal, estima-se o número de 4,7 Milhões de utilizadores de facebook.

Apesar do potencial de utilizadores do facebook, estar nesta rede social sem uma estratégia, pode conduzir a um efeito oposto ao inicialmente desejado. Estar no facebook com o objectivo de promover um negócio, serviço ou produto, implica que sejam colocadas diversas questões. Entre muitas outras questões, são exemplo a necessidade de conhecer o publico alvo, a concorrência, tipo de conteúdos a publicar, regularidade, etc.

O interesse e a qualidade dos conteúdos, são aspectos que não podem ser descurados e devem ser pensados. O mesmo se aplica à interacção com esses mesmos conteúdos. Um conteúdo pobre, posts “ad-hoc”, videos e fotos de fraca qualidade, levam ao desinteresse o que não é compatível com a lógica de envolvimento e de partilha que se pretende. Esta realidade é fácil de ser percebida quando se constata que os receptores deste tipo de comunicação são o circulo mais restrito de amigos que por empatia vão fazendo alguns Likes. Quando assim é, algo está a falhar. Algo deve mudar.

Uma análise cuidada e regular das métricas de uma página de facebook, irá permitir aferir o estado e a evolução da mesma. Não menos importante, aferir quais os conteúdos que envolvem mais os utilizadores. Quando assim não acontece, a evolução pode estagnar e com ela pode iniciar-se o declínio da presença no facebook.

O facebook, por si só, dentro da sua lógica de funcionamento e garantindo algumas premissas , permite comunicar de forma abrangente e com um alcance significativo. No entanto, o recurso à publicidade paga, não deve ser dispensado. Esta decisão, implica objectivos previamente definidos, planeamento e acompanhamento.

Resumindo, ter uma página no facebook com o objectivo de fortalecer uma presença online e com ela reforçar a notoriedade de um serviço, produto ou empresa, deverá passar pela definição de uma estratégia a qual deve ser monitorizada de forma regular e continuada.

Até breve,

Cláudio Nogueira
( Consultor - Fotografo - Videógrafo )