Marketing Digital & Video

Marketing Digital - Blog

Web Sites
SEO
Redes Sociais
Produção de Vídeo

Web Sites - SEO - Gestão de Redes Sociais - Produção de Vídeo

Video Marketing - Tendência ou Realidade?

A maioria das empresas, cada vez mais, aposta nas Redes Sociais. São prova disso, as infindáveis páginas de facebook, twitter, Instagram, Youtube, entre outras.

Os conteúdos escritos continuam a ser importantes e geradores de Leads, mas os conteúdos de video vieram para ficar e são hoje uma realidade. Os conteúdos de vídeo, despertam um maior interesse no publico alvo a par de permitirem uma mensagem mais abrangente e emotiva.

Um estudo da Cisco previu que em 2017 os vídeos seriam responsáveis por 69% do tráfego de internet. Na actualidade, os vídeos fazem parte do conteúdo mais consumido na Internet. O valor estimado para o número diário de horas de video assistidas no facebook, atinge os 100 milhões. No Youtube, os utilizadores assistem a mais de 3 bilhões de horas de vídeos todos os meses.

As razões avançadas para estes números são várias, mas é possível destacar as principais causas deste “fenómeno”:

  • As características do Humano, apontam para uma maior facilidade de captação e retenção da atenção, através de conteúdos visuais e dinâmicos. 
  • O video é um meio eficaz para passar uma mensagem clara, pedagógica, credível e emotiva.
  • O video é menos passível de ser adulterado na sua mensagem quando comparado com um texto que pode ser manipulado ou mal interpretado.
  • Testemunhos realizados através de vídeo assumem maior credibilidade quando comparados com citações assinadas por anónimos. 
  • Um video promocional simples e bem feito, aumenta a possibilidade do potencial consumidor tomar uma acção ou decisão. Assume grande importância nas Lojas On-Line.
  • Um video corporativo / institucional, simples e bem feito, aumenta o valor com que uma empresa ou serviço é percebido pelo potencial cliente ou cliente.
  • Nas Redes Sociais, os utilizadores, tendem a partilhar vídeos com grande facilidade, podendo tornar um conteúdo viral.
  • Expansão da Banda Larga e Redes Wi-Fi que permitem uma utilização massiva de dispositivos móveis.

    Perante esta realidade as empresas têm investido cada vez mais em campanhas baseadas em conteúdos de vídeo simples e dinâmicos, com o objectivo de reforçar o posicionamento de marcas, serviços, produtos e mesmo criar relacionamento de proximidade com o publico alvo.

É fácil concluir que o conteúdo de video, seja ele um video de turismo, video de imobiliário, video corporativo, vídeo de testemunhos, vídeo de hotelaria, entre outros, não é mais uma tendência mas sim uma realidade, validada por factores humanos e por métricas de utilização.

Cláudio Nogueira
( Consultor - Fotografo - Videógrafo )